Instalando o modem IPLENIX ENERGIA
A instalação é bem simples, só não se esqueça de levar tudo o que é necessário para fazer.
- Modem, antena e fonte.
- Cabo ótico, a parte receptora que liga o modem ao conector externo do painel.
- E alguma forma de fixar o modem no local, é usada com frequência fita dupla face.
- Jogo de chaves de parafuso pequenas com ponta Philips e fenda.
- Lanterna porque em geral o local é pouco iluminado.
- Câmera fotográfica digital, ou celular com câmera fotográfica para verificar se o cabo ótico ligado ao medidor está transmitido.
- Celular ou smartphone para chamar o Iplenix em qualquer eventualidade.
No local os cabos devem ser conectados ao modem. Segue uma foto indicando como fazer as conexões.
Caso a fixação seja com fita dupla face aplique esta como na foto acima.
Primeiro conecte a antena. Depois o cabo ótico e por fim ligue na energia.
Os testes de funcionamento devem ser feitos antes da fixação definitiva do modem e da antena. Assim eles podem ser movidos com a finalidade de encontrar o melhor sinal para o celular.
Veja no vídeo a seguir como as luzes indicadoras devem piscar em caso de uma instalação bem sucedida.
Quando as luzes piscarem desta forma fixe o modem e a antena nos seus locais definitivos, como na foto abaixo.
Resolvendo problemas
Se as luzes não piscarem como no vídeo é porque algo está fora do lugar.
Quando nenhuma luz pisca é um provável problema de alimentação. Verifique inicialmente se a fonte está ligada na tomada, e se a tomada está energizada.
Luz do acoplador ótico
Se ela não estiver piscando é porque não está recebendo o sinal do medidor. As possíveis causas são:
- Algum problema com a parte transmissora do cabo que fica dentro do painel da concessionária.
- Algum problema na conexão do cabo receptor com o modem IPLENIX ENERGIA.
- O cabo receptor está desalinhado ao cabo transmissor.
- E em casos raríssimos pode acontecer do medidor estar configurado para transmitir os dados para a saída serial de usuário em modem misto. Algo que não prática não ocorre porque as concessionárias nunca configuram desta maneira.
Se ela estiver piscando mais rápido do que no vídeo é porque o modem está com problemas para receber o sinal do medidor.
- Possibilidade de mau contato que gera intermitência no recebimento do sinal.
- Possibilidade do medidor da concessionária estar enviando o sinal com tensão abaixo do esperado, o que também gera intermitência na recepção do sinal.
Verificando o cabo transmissor
A verificação do cabo transmissor é feita olhando de frente para ele enquanto desconectado do cabo receptor. Deve ser usada a câmera fotográfica do celular para ver se existe uma luz infravermelha piscando nele. Caso nada pisque deve ser contatada a concessionária para verificar a instalação deste cabo. A foto abaixo mostra o conector do cabo transmissor piscando. Este cabo tem duas luzes, uma visível vista em vermelho, e outra que é a infravermelha vista em roxo. Alguns cabos destes só tem a luz infravermelha.
Vídeo com a frequência de pulsação de um cabo transmissor bem instalado.
É possível verificar que tanto o LED vermelho visível quando o LED infravermelho piscam da mesma forma.
Mau contato na conexão do cabo ótico com o modem
O cabo já sai testado do Iplenix, mas pode acontecer de estar com algum problema no conector, por exemplo, pode estar pegando mais a capa do fio do que o próprio fio. Pode ser verificado refazendo esta conexão. Usando a chave de fenda pode se tirar os fios e revisar se eles estão corretamente desencapados, e refazer a conexão.
Cabo receptor desalinhado do cabo transmissor
O conector usado para o cabo ótico possui 4 furos e apenas 1 lâmpada infravermelha. Como não existe normatização da posição desta lâmpada os fornecedores colocam onde for melhor para eles. Quando o cabo completo for adquirido do Iplenix as duas partes do cabo se casarão perfeitamente. Porém quando o cabo transmissor já estiver instalado existe o risco do cabo receptor estar desalinhado.
O cabo receptor do Iplenix tem 2 dois receptores para aumentar a chance de receber o sinal da lâmpada do cabo transmissor, porém existem 50% de chances de não receber. A solução é simples, basta abrir o cabo receptor e mudar a posição dos receptores. Para isso é que serve a chave de parafusos Philips.
Desaparafuse o “prensa cabo”
Depois segure o conector e desenrosque a capa como mostra a figura. É importante olhar o detalhe de onde pegar o conector para que seja possível torcer e desmontar.
Internamente dá para ver os dois receptores, um em cada buraco.
Mude a posição dos receptores e remonte o cabo
Luz do RBE
A luz RBE indica a condição de conectividade com a rede celular. Se ela não estiver piscando conforme mostrado no vídeo é porque não está conseguindo se conectar com o servidor do IPLENXI ENERGIA. Algumas das causas possíveis são:
- Posicionamento da antena.
- Falta de cobertura celular na região.
- Problema temporário da operadora celular do chip instalado no modem.
- Pode acontecer de determinadas regiões terem uso muito alto em determinados horários do dia, e isso pode prejudicar a conexão do modem com o IPLENIX ENERGIA.
- Já ocorreram falhas mais graves na infraestrutura celular de determinadas regiões que duraram mais de 1 dia impedindo a conexão do modem.
Luzes RX e TX
Estas não devem piscar quando a instalação for somente para leitura do medidor da concessionária. Elas só devem piscar quando o modem IPLENIX ENERGIA estiver ligado a multi medidores de grandezas elétricas, ou outros equipamentos através da uma rede seria RS485, ou RS232.
Volte para o site do IPLENIX ENERGIA: www.iplenix.com/energia