Configurando o ponto de medição

A configuração correta do seu ponto de medição é muito importante para conseguir os resultados esperados do sistema. Estas configurações são usadas para que as leituras sejam feitas corretamente, e para que o sistema consiga fazer as simulações corretamente, e ajudar você a obter os melhoramentos desejados.

Entre no site IPLENIX ENERGIA pelo endereço www.iplenix.com/ms/energia, coloque seu usuário e senha, selecione o ponto de medição a ser configurado, entre na opção “Configs”, e preencha os parâmetros. Podes acessar o artigo do Primeiro acesso ao IPLENIX ENERGIA para ver como se navega até a página de configurações.

A página de configuração é a seguinte. Vamos explicar cada campo para o que serve e como fazer as configurações. 

 

  • Nome de visualização: é o nome que vai ser apresentado em todas as páginas indicando que é este ponto de medição. Escolha um nome significativo evitando confusão entre os seus pontos de medição.
  • Localização: são dois campos, o estado da federação, e a cidade onde o ponto de medição está instalado. O sistema utiliza a localização para adequar a apresentação das leituras ao fuso horário local, corrigindo o horário das leituras segundo o fuso horário e o horário de verão.
  • Horários: é possível selecionar a forma como os gráficos e relatórios vão mostrar os horários das leituras. O sistema normalmente apresenta a data e hora correta de cada leitura, permitindo assim identificar visualmente atrasos no relógio do medidor da concessionária. E permite, caso você queira, exibir as leituras com se o relógio do medidor da concessionária estivesse perfeitamente correto, ou seja, as leituras são feitas exatamente nos minutos 00, 15, 30 e 45 de cada hora.
  • Apresentar horários de leitura – mostra nos gráficos e relatórios o horário da leitura baseado no horário dos servidores na Internet,      permitindo identificar as variações para o relógio da concessionária.
  • Aproximar à faixas de 15 minutos – mostra as leituras como se tivessem sido feias sempre os minutos 00, 15, 30 e 45 de cada hora,        como se o relógio da concessionária estivesse precisamente correto.

 

Grupo Concessionária
Encontram-se as configurações da concessionária que fornece a energia que este ponto de medição está lendo. A correta configuração destes campos é fundamental para o funcionamento da simulação de fatura.
A edição destes campos deve ser feita na sua tela específica clicando o botão “Editar”.

 

Abrirá uma tela similar a seguinte onde os parâmetros poderão ser configurados e deverão ser salvos para que passem a valer.

 

Os campos desta tela são os seguintes:

  • Inicio: determina a data de inicio da validade do plano selecionado. Na primeira vez em que é configurado, sugerimos colocar uma data anterior à data de instalação do equipamento. Sempre que for feita uma alteração contratual com a concessionária em que seja alterado o plano tarifário, deverá ser inserida uma nova data, e esta deve ser programada para a data na qual o novo plano passará a valer para este ponto de medição.
  • Concessionária: neste campo você seleciona a concessionária de distribuição de energia elétrica que está fornecendo para a empresa em que este ponto de medição está instalado. O IPLENIX ENERGIA tem em sua base de dados todas as concessionárias do país. Caso algum não esteja disponível na seleção, por favor, entre em contato através do e-mail suporte@iplenix.com informando que logo será colocada.
  • Plano: selecione o plano tarifário contratado junto à concessionária. Da mesma forma como o cadastro das concessionárias, o IPLENIX ENERGIA mantém na sua base de dados todos os planos disponíveis. Caso falta algum entre em contato conosco pelo e-mail suporte@iplenix.com que logo atualizaremos a nossa base.
  • Perc. Perda: é o percentual de perda por transformação que as concessionárias cobram nas suas faturas em algumas instalações. Veja na fatura recebida da concessionária se este percentual é diferente de 0, e caso seja coloque neste campo.
    Salvar alterações: deve ser pressionado para que a nova configuração, ou possíveis alterações sejam salvas no sistema e passem a valer.
  •  Salvar alterações: deve ser pressionado para que a nova configuração, ou possíveis alterações sejam salvas no sistema e passem a valer.

Observe que nesta tela é possível adicionar mais de uma configuração de concessionária, plano, e percentual de perda por transformação. E o campo “Inicio” determina a data a partir da qual cada uma das configurações passam a valer. É feito desta forma para que fique armazenado no IPLENIX ENERGIA o histórico de alterações contratuais deste ponto de medição. Com isto é possível acessar simulações de fatura de datas anteriores, e estas serão processadas conforme os parâmetros daquele momento. Portanto, sempre que houver uma alteração contratual que afete este ponto de medição, inclua uma nova configuração com a data de inicio de validade correta. Evite alterar configurações já feitas se estas estiverem corretas.

 

Nesta figura abaixo dá para ver o calendário aberto, e sobre ele está a configuração anterior.

 

As informações para o preenchimento pode ser obtidas da fatura da concessionária.

Por exemplo, uma fatura da concessionária CELG coloca as informações da modalidade tarifária e do percentual de perdas por transformação da seguinte forma:

 

Grupo Informações de cobrança
Agrupa algumas informações necessárias para a correta avaliação do período de faturamento, e taxas cobradas sobre a fatura.

  • Inicio do mês: é possível especificar aqui qual o dia que deve ser considerado o dia de leitura dos dados para fins de faturamento. O dia do mês em que a concessionária faz a leitura. Este campo pode ser deixado em branco quando as leituras estiverem sendo feitas diretamente do medidor da concessionária, pois o equipamento do IPLENIX ENERGIA recebe a informação de quando a leitura é feita e armazena no sistema. E com isso todos os gráficos, relatórios, e simulações se baseiam nesta informação.
  • ICMS: alíquota de ICMS que é aplicada na fatura deste ponto de medição. Cada estado tem sua politica de taxas. Você deve buscar na fatura de energia do cliente onde este ponto de medição está instalado para ver qual a alíquota que está sendo aplicada.

A informação de alíquota do ICMS também pode ser obtida da fatura da concessionária. Por exemplo:

 

Grupo Informações de coleta

Configura parâmetros importantíssimos para que o IPLENIX ENERGIA armazene corretamente as leituras obtidas do medidor da concessionária.

  • Constante de demanda: este valor deve ser obtido diretamente com a concessionária, ou em algumas delas pode ser obtida da fatura mensal. Ele informa ao IPLENIX ENERGIA a constante de multiplicação que deve ser aplicada ao valor obtido da leitura do medidor da concessionária para converter de pulsos para kW, ou seja, demanda. Caso este campo esteja em branco, o IPLENIX ENERGIA não fará qualquer leitura evitando o armazenamento de dados errados de consumo e demanda. É muito importante que este parâmetro esteja correto.
  • Dem. Máx. Concess.: é uma informação opcional que ajuda o IPLENIX ENERGIA a evitar armazenar dados errados. Ali deve ser informada a potência máxima do transformador de entrada, onde o medidor da concessionária está ligado. O IPLENIX ENERGIA evitará armazenar valores que sejam 50% maiores que este parâmetro por entender que nunca será possível ser feita uma demanda 50% maior do que a capacidade do transformador. Este campo pode ser deixado vazio com o risco de ocorrer o armazenamento de alguma leitura errada.

 

Como obter a informação da constante de demanda. Recomendamos que seja consultada a constante de demanda  junto a área de leitura e medição da concessionária fornecedora de energia elétrica do ponto de medição que está sendo instalado. Em muitos casos a constante de demanda que está impressa na fatura mensal é a correta, mas existem outros caos onde a constante de demanda impressa na fatura é diferente da que deve ser configurada no IPLENIX ENERGIA. Deve ser consultado junto a concessionária a constante de multiplicação para converter os pulsos do medidor em demanda em kW. E deve ser usado este valor para configurar o IPLENIX ENERGIA.

Caso possa ser usada a constante de demanda impressa na fatura, está pode ser obtida como no exemplo a seguir:

 

Grupo Demandas contratadas

Configurações da demanda contratada para o ponto de medição, e a data a partir da qual estas demandas passam a valer.
É necessário entrar na tela especifica de edição de demandas clicando no botão “Editar demandas”.

 

A tela de edição de demandas é a seguinte:

Semelhante a tela de edição da Concessionária, esta também permite a configuração de demandas conforme a data de inicio de validade. Também é pelo motivo de manter o histórico das contratações, o que dá a possibilidade de realizar simulações de faturas de tempos passados mantendo a precisão do cálculo.

Os campos desta tela são:

  • Inicio: identifica a partir de que data e hora passam a valer as demandas configuradas. Como a alteração de contrato de demanda sempre passa a valer depois de uma reposição de demanda, ou melhor dizendo, depois da leitura para faturamento feita pela concessionária, a configuração desta data e hora deve ser feita de forma que coincida com a reposição de demanda. O IPLENIX ENERGIA permite que esta configuração seja programada para a próxima reposição de demanda, pois o sistema recebe esta informação. Assim você pode programar a troca de demandas com antecedência que o IPLENIX ENERGIA cuida de acertar a data e hora para você.
  •  Próxima reposição: quando você seleciona este botão, significa que as demandas passarão a valor na data e hora da próxima reposição de demanda, na próxima leitura para faturamento.
  • Dia: selecionado este botão, abrirá um calendário onde você poderá selecionar o dia, e depois deverá configurar a hora a partir da qual passa a valer as demandas configuradas.
  • Demandas contratadas para cada período horo sazonal.
  •      Seco Ponta.
  •      Seco F.Ponta.
  •      Úmido Ponta.
  •      Úmido F.Ponta.
  • Adicionar: este botão deve ser usado para adicionar na lista esta nova configuração.
  • Salvar alterações: este botão deve ser usado para salvar as alterações feitas. Estas podem ser pela inclusão de uma nova configuração de demanda, ou pela alteração e remoção de alguma já existente.

 

Imagem que mostra um ponto de medição que já fez uma alteração na demanda contratada:

 

Quando é usado o botão “Dia” para especificar a data de inicio de validade da uma demanda contratada é apresentado um calendário para fazer esta seleção. E junto ao calendário, quando houver uma ou mais reposições de demanda registradas no IPLENIX ENERGIA, as últimas 6 serão mostradas, e poderão ser selecionadas como data de inicio da validade, como mostra a figura abaixo.

 

As demandas contratadas podem ser obtidas da fatura da concessionária. Por exemplo:

 

Salvando as configurações

As demais configurações de “Irrigantes”, e “Substituição Térmica” devem ser usadas somente para empresas que estejam enquadradas desta forma.

Para que todas as configurações feitas nesta página passem a valer, é fundamental que o botão “Salvar configurações” seja pressionado.

 

Volte para o site do IPLENIX ENERGIA: www.iplenix.com/energia