Acontecem casos em que a fatura da concessionária chega com valores muito diferentes do que a fatura simulada pelo IPLENIX ENERGIA. E sempre existe uma boa explicação para isso. Portanto é importante saber como procurar a causa da diferença, e entender se foi no IPLENIX ENERGIA, ou se foi na concessionária.
As possibilidades que existem para que ocorram estas diferenças são as listadas abaixo, ou uma combinação entre elas.
- Diferença do período de faturamento
- Faturamento da concessionária feito pela média dos últimos 3 meses.
- Final do período não coincide com alteração de demandas contratadas ou de modalidade tarifária.
- Falta de leituras de consumo na base de dados do IPLENIX ENERGIA
- Constante de demanda configurada no medidor da concessionária diferente do que está configurado no IPLENIX ENERGIA.
- Tarifas e taxas da concessionária diferentes das armazenadas na base de dados do IPLENIX ENERGIA.
Verificando o período de faturamento
A primeira verificação que deve ser feita é no período de faturamento. O período deve estar no IPLENIX ENERGIA igual ao usado pela concessionária. E não só isso, as demandas contratadas e a modalidade tarifária devem estar com a data de inicio de validade corretamente configuradas.
O IPLENIX ENERGIA registra sempre que recebe a informação de reposição de demanda. Isso significa que sempre que a concessionária realiza a leitura dos dados do medidor para faturamento o IPLENIX ENERGIA registra. Porém podem ocorrer algumas falhas na comunicação entre o medidor e o equipamento do IPLENIX ENERGIA, e nestes casos pode ser perdido este registro de leitura.
Certifique-se que os períodos de faturamento no IPLENIX ENERGIA estão ajustados conforme a fatura da concessionária. Clique e leia artigo como fazer isso.
Quando existir uma alteração de contratação de demandas contratadas e/ou modalidade tarifária neste período, ou para o próximo, é importante verificar a data de inicio de validade destes. Caso esta data não coincida com a data que a concessionária fez a leitura, podem ocorrer diferenças. O IPLENIX ENERGIA calcula a fatura simulada baseado nas demandas contratadas e na modalidade tarifária configurada para o período. Se elas estiverem diferentes das usadas pela concessionária certamente ocorrerão diferenças.
Esta verificação deve ser feita pela página “Configs”. Veja neste link como usar a página de “Configs”.
As figuras abaixo mostram um ponto de medição que apresenta diferença entre a fatura da concessionária e a simulação de fatura do IPLENIX ENERGIA. Observem que o período de faturamento está ajustado iniciando no dia 25/03/2012 as 10:00 horas, e terminando no dia 25/04/2012 as 10:00. A modalidade tarifária não sofreu alterações desde a data de 01/01/2011, e desta forma não influencia na simulação de fatura. Porém existe uma alteração das demandas contratadas configurada para valer a partir do dia 24/04/2012 as 18:17 horas, no dia anterior ao final do período de faturamento.
Configuração da modalidade tarifária
Configuração do período de faturamento
Configuração da demanda contratada
A diferença entre a fatura da concessionária e a simulação de fatura do IPLENIX ENERGIA existe porque o IPLENIX ENERGIA está levando em consideração a demanda contratada que passou a valer antes do final do período de faturamento. E a demanda contratada não pode ser alterada antes do final do período de faturamento. Ela só poderia passar a valer após a leitura dos dados do medidor pela concessionária.
A data de inicio de validade das novas demandas contratadas parece ter sido configurada pelo próprio IPLENIX ENERGIA por ter sido programada pela opção “Próxima reposição”. Com esta opção pode se deixar pre-programadas demandas contratadas que passarão a valer na próxima leitura do medidor. O horário com minutos e segundos leva a crer que foi uma configuração automática. Que o IPLENIX ENERGIA recebem as 18:17:34 horas do dia 24/04/2012 um registro de leitura do medidor.
Investigando um pouco mais analisamos se a leitura do medidor está registrada nas datas das leituras. Entramos na página de “Ajuste de datas de leituras” e abrimos o calendário. Andamos para o mês de abril de 2012 verificando se ali é mostrado o registro de leitura.
Sim, mostra. No dia 24/04/2012 as 11:00 horas.
Aparentemente houve um ajuste manual do final do período de leitura do dia 24/04/2012 as 11:00, para o dia 25/04/2012 as 10:00 horas. Este ajuste manual influencia diretamente no resultado da simulação de fatura. O mais correto é manter as datas e horas dos registros automáticos de leitura que o IPLENIX ENERGIA faz quando recebe a informação do medidor da concessionária. A edição é importante quando este registro não ocorre por alguma falha de comunicação entre o medidor e o equipamento do IPLENIX ENERGIA.
Totais das leituras
A seleção correta do período de faturamento é fundamental para que a simulação de fatura do IPLENIX ENERGIA se aproxime da fatura real da concessionária. Uma vez que este esteja correto, a próxima verificação é dos totais das leituras.
Confira os totais dos consumos para:
- Demanda fora de ponta
- Demanda de ponta
- Consumo fora de ponta
- Consumo de ponta
- Ultrapassagem de demanda
- Consumo reativo excedente, ou FER, ou UFER
Existem duas possibilidades que causam diferenças nestes totais que são:
- Faltas de leituras de consumo na base de dados do IPLENIX ENERGIA, ou o preenchimento manual ou automático de faltas de leituras;
- e diferença entre a constante de demanda configurada no medidor da concessionária e a constante de demanda configurada no IPLENIX ENERGIA.
Verificando faltas de leituras, ou preenchimentos manuais e automáticos das faltas
A primeira coisa a fazer é exportar a memória de massa do ponto de medição para uma planilha.
Abra a planilha e verifique o status de cada registro.
Todos deve estar com status “Coletado pelo equipamento”. Caso algum esteja diferente disso é porque houve preenchimento manual, ou automático.
Também é bom verificar se faltou alguma leitura. Isso pode ser feito visualmente navegando pelo gráfico de “Demanda – Diário – Dados coletados”, selecionando o início do período e passando por todos os dias. Se existir um “buraco” no gráfico pode ter ocorrido uma falta de fornecimento de energia, ou uma falha na leitura do consumo.
Se for este o caso, as leituras faltantes podem ser preenchidas pela edição de dados recebidos.
Constantes de demanda diferentes
Depois que foi verificado que todas as leituras foram armazenadas corretamente na base do IPLENIX ENERGIA, e que o período de faturamento está correto, coincidem com o da fatura da concessionária, e mesmo assim os totais de consumo e demanda da fatura da concessionária são diferentes dos obtidos pela simulação de fatura do IPLENIX ENERGIA. Pode ser que a constante de demanda que está configurada no IPLENIX ENERGIA esteja diferente da constante de demanda que está configurada no medidor da concessionária.
Pode ter sido configurada errada no IPLENIX ENERGIA. A constante de demanda é obtida da fatura da concessionária, e também pode ser obtida diretamente da concessionária através do consultor de negócios. Abaixo, um exemplo de como se vê na fatura:
Para acertar a configuração, veja no artigo sobre a configuração do ponto de medição.
A constante de demanda é válida somente para as próximas leituras, portanto, se a causa da diferença for essa, as próximas simulações de fatura estarão de acordo com a fatura da concessionária.
Uma possível causa de alteração de constante de demanda é a substituição do medidor da concessionária. Fique atento quando isto acontecer, e atualize a configuração o quanto antes para que as leituras armazenem valores corretos na base de dados do IPLENIX ENERGIA.
Valores das tarifas e taxas estão diferentes
O IPLENIX ENERGIA faz o possível para manter atualizada a base de dados de tarifas das concessionárias. Porém pode acontecer de alguma ficar atrasada. Quando você perceber este tipo de situação envie um email para suporte@iplenix.com informando qual a concessionária você está usando e que está com as tarifas em desacordo. Rapidamente responderemos ao seu email atualizando as tarifas na nossa base de dados.
Volte para o site do IPLENIX ENERGIA: www.iplenix.com/energia