Pode acontecer de algumas leituras de consumo não estarem presentes no banco de dados do IPLENIX ENERGIA. Isso pode ser visto no gráfico de Demanda – diário – dados coletados. Vão aparecer falhas nas barras de demanda lidas a cada 5 minutos.
Estas falhas podem ocorrer pelas seguintes razões:
- Falta de fornecimento de energia pela concessionária, o que parece ser o caso do exemplo acima. Isso acontece porque o equipamento do Iplenix é alimentado pela energia da concessionária, e quando esta para de fornecer ele para de armazenar dados. É possível instalar o equipamento ligado a um nobreak, e assim evitar a perda destas informações.
- Desligamento do equipamento do Iplenix por alguma razão como, tirar da tomada para usar esta para outra função. Se ocorrer o desligamento, o equipamento para de armazenar dados até ser ligado novamente.
- Falta de comunicação do equipamento do Iplenix com a operadora celular da região por um tempo maior do que 18 horas. O equipamento do Iplenix tem uma memória limitada a 18 horas de leituras de consumo. Caso o equipamento fique desconectado da rede celular por mais de 18 horas, as leituras anteriores a este tempo serão perdidas.
- Desconexão ou mau contato do cabo ótico que liga a saída serial de usuário SSU do medidor da concessionária ao equipamento do Iplenix.
- Problemas do medidor da concessionária que causa falhas no envio dos dados pela SSU. Existem casos em que o medidor da concessionária tem problemas e envia um sinal muito fraco pela SSU impedindo que este seja reconhecido pelo equipamento do Iplenix.
Qualquer falta de leitura na base de dados do IPLENIX ENERGIA vai implicar na diferença entre a fatura emitida pela concessionária e a simulação de fatura para o período. O IPLENIX ENERGIA oferece duas ferramentas que ajudam a minimizar estas perdas. Uma delas apresenta um formulário em que você pode adicionar os valores para cada leitura perdida. E a outra faz o preenchimento automático das leituras faltantes.
Edição dos dados recebidos
Você pode acessar o formulário de edição das leituras recebidas por dois caminhos.
Pode ser diretamente da página de “Demandas – Diário – Dados coletados”, pelo botão “Editar dados recebidos”.
Ou pelo “Painel de Controle – Ajustes – Dados”.
O formulário e similar ao da imagem abaixo.
O formulário mostrará todas as leituras de demanda do dia selecionado permitindo editá-las. No formulário você pode selecionar o dia que quer editar, e pelo botão “Atualizar” trazer todos os dados do dia.
Em cada linha do formulário são mostrados os seguintes campos:
- Hora: mostra a data e hora da leitura das demandas médias dos 15 minutos calculadas pelo consumo dos 15 minutos.
- Demanda Ativa: demanda ativa média do período de 15 minutos.
- Demanda Reativa: demanda reativa média do período de 15 minutos.
- Capacitivo?: indica se esta leitura foi realizada no período capacitivo. O medidor da concessionária é quem informa isso para o IPLENIX ENERGIA.
- Ponta?: indica se esta leitura foi realizada no período de ponta. O medidor da concessionária é quem informa isso para o IPLENIX ENERGIA.
- Status: indica a origem do dado.
- Coletado: indica que os dados foram lidos diretamente do medidor da concessionária.
- Inexistente: indica que não existe leitura para o horário.
- Alterado manualmente: quando o dado foi editado através deste formulário.
- Calculado: quando o dado foi calculado pelo processo automático de preenchimento de falhas de leituras.
- Botão “Editar”: abre a possiblidade de você alterar os valores da leitura manualmente.
Quando faltar alguma leitura, será mostrado no formulário da seguinte forma:
Veja que o status das linhas das leituras que faltam fica como “inexistente”, e os campos de edição estão abertos para que os valores de demanda possam ser alterados. Também os campos de indicação de horário capacitivo e de ponta podem ser editados.
Adicionalmente, o IPLENIX ENERGIA já sugere valores para as demandas ativa e reativa baseado em um algoritmo estatístico que leva em consideração o histórico de demandas para o dia da semana, e horário.
Basta clicar no botão “Adicionar” que o IPLENIX ENERGIA atualizará o valor da leitura, e este passará a aparecer nos gráficos, relatórios e simulações.
Você também pode alterar uma leitura existente não importando a sua origem. Para isso basta clicar no botão “Editar” da linha que desejas alterar que os campos serão abertos para edição. Apareceram dois botões onde estava o botão “Editar”, o “Alterar” e o “Cancelar” como mostra a figura abaixo.
Caso tenhas clicado no botão “Editar” sem querer, basta clicar no “Cancelar” que tudo voltará ao que era. E se quiserem realmente alterar as leitura basta editar os campos de valores de demanda ativa, reativa, horário capacitivo e de ponta, e por fim clicar no botão “Alterar”. Os novos valores serão armazenados na base de dados do IPLENIX ENERGIA e passarão a ser usados para os gráficos, relatórios e simulações.
Importante, os acumuladores de demanda e consumo diários, semanais e mensais são afetados pelas alterações feitas neste formulário. O IPLENIX ENERGIA vai recalcular usando os novos dados, e este processamento toma algum tempo. Portanto sugerimos que você espere pelo menos 1 hora para usar a simulação de fatura, ver os gráficos mensais e anuais, para que os valores estejam calculados considerando as leituras que foram alteradas.
A segunda opção é o preenchimento automático de leituras faltantes. Veja como funciona neste artigo.
Volte para o site do IPLENIX ENERGIA: www.iplenix.com/energia