É importante salientar que os pontos de medição quando criados estão configurados para nunca completares automaticamente leituras faltantes. Ou seja, toda falta de leitura será mantida no sistema e poderá ser corrigida através do formulário de edição dos dados recebidos que foi explicada acima.
O processo de preenchimento automático funciona da seguinte forma. Na medida em que o IPLENIX ENERGIA vai realizando as leituras ele detecta a falta de uma ou mais leituras. Como já foi comentado no inicio deste artigo as faltas de leituras podem ocorrer por diversos motivos, e pode ser de um período mínimo, uma leitura, ou até de dias. Uma vez detectado que houve perdas de leituras, o IPLENIX ENERGIA determina qual o tempo entre a última leitura armazenada e a que está fazendo no momento, e verifica a configuração que você fez para este ponto de medição. O IPLENIX ENERGIA pode preencher automaticamente um período máximo de 24 horas de leituras faltantes. Caso o período de falta de leituras for menor do que o configurado, o sistema calcula os prováveis consumos deste período e já armazena na base de dados. É usado para isso um algoritmo estatístico que leva em consideração o histórico de leituras para o mesmo dia e horário da semana. Estes registros ficaram armazenados com o status “calculado”, sendo possível verificar isso no formulário de edição de dados recebidos, e na memória de massa da simulação de fatura.
Tudo isso é para explicar que esta ferramenta passa a funcionar no momento em que for configurada. Leituras faltantes anteriores deverão ser corrigidas através do formulário de edição dos dados recebidos.
O preenchimento automático de leituras faltantes foi criado para ser usado em pontos de medição que apresentem problemas no medidor da concessionária, quando este apresente constantemente problemas na transmissão dos dados pela SSU para o equipamento do Iplenix. Mas pode ser usado em outros casos, conforme a sua necessidade.
Caso você queira habilitar o preenchimento automático das leituras faltantes, vá ao “Painel de Controle – Ajustes – Falhas de leitura”.
Selecionar o ponto de medição para o qual deseja configura e marque o período máximo de faltas de leituras que o sistema poderá preencher automaticamente.
As opções vão de “Nunca completar” até completar períodos de leituras faltantes de até 24 horas.
Pressione o botão “Salvar” para que a configuração seja feita no sistema.
Volte para o site do IPLENIX ENERGIA: www.iplenix.com/energia